1° Ano – Ensino Fundamental I

Sobre a série 1° Ano – Ensino Fundamental I

O 1º ano do Ensino Fundamental I é uma etapa que possibilita a compreensão da cultura escrita e da matemática, fazendo com que o aluno se desenvolva em múltiplas formas de comunicação, facilitando a sua expressão, criação e compreensão do ambiente natural e social, estudando através da formulação de hipóteses e do desenvolvimento das diferentes formas de comunicação, ainda com o auxílio da ludicidade de expressão e criação. Diferente do que algumas pessoas pensam, o atual 1º ano do Fundamental não é a mesma coisa da antiga primeira série – que tinha como objetivo alfabetizar crianças de sete ou oito anos de idade. Na nova configuração do Ensino Fundamental I, fica obrigatório que crianças de seis anos sejam matriculadas no primeiro ano.
Essa etapa não tem necessariamente o intuito de ensinar os pequenos a ler ou escrever, mas funciona como um introdutório para essa etapa, visto que os alunos acabaram de sair da Educação Infantil e eram ambientados ao aprendizado por meio de brincadeiras e jogos lúdicos. Nesse sentido, o conteúdo programático do 1º ano do Fundamental objetiva introduzir a criança no universo das letras e números, ainda por meio da ludicidade. Nesta série, o aluno adquire capacidade para distinguir desenho de escrita, elabora possibilidades sobre quantidade e distribuição das letras. Ou seja, prepara a apresenta as bases dos futuros conteúdos que lhe serão ensinado.

Ensino Fundamental no Brasil

O ensino fundamental é a etapa mais longa da educação básica. Com nove anos de duração, esta fase escolar atende alunos dos 6 aos 14 anos e é dividida em duas fases: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental I, e Anos Finais, que pode ser chamado de Ensino Fundamental II. Quais são as séries iniciais do ensino fundamental? Este período contempla do 1º ao 5º ano, que compreende dos seis aos dez anos de idade das crianças. Já o Ensino Fundamental – Anos Finais vai do 6º ao 9º ano, relativo dos onze aos quatorze anos.
o que engloba o ensino fundamental? De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos anos iniciais do Ensino Fundamental devem ser trabalhados recursos pedagógicos que valorizem situações lúdicas de aprendizagem, ampliando as experiências vivenciadas pelos alunos na Educação Infantil. Nessa fase são desenvolvidas a comunicação oral e o sistema da escrita alfabética, signos matemáticos, registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço. Ainda no Ensino Fundamental I as crianças adquirem autonomia intelectual, compreensão de normas e valores sociais, desenvolvendo com mais clareza noções de cidadania sem a necessidade de imposição para isto.

Escolas particulares de Ensino Fundamental – Anos Iniciais | Educa Mais Brasil

O Programa Educa Mais Brasil, preocupado em fornecer o melhor processo de ensino e aprendizagem da educação infantil para milhares de crianças, possui parceria com as melhores escolas particulares, disponibilizando bolsas de estudo para o  Ensino Fundamental 1 com um valor que cabe no seu bolso. Conheça mais informações e matricule o seu filho.O programa Educa Mais Brasil é pioneiro no oferecimento de bolsas de estudo, já contribuiu com o auxílio para diversos estudantes brasileiros com descontos para cursos de idiomascursos técnicos e outras modalidades de ensino. Não perca tempo! Inscreva-se gratuitamente no site, garanta a sua bolsa de estudo e mude a história da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − nove =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP