INSTITUCIONAL

O Centro Municipal de Professores ou CMP Sindicato, é a instituição classista que representa os Professores municipais de Passo Fundo. Sua fundação data de 03 de dezembro de 1983, possuindo cerca de 1100 filiados.

Possuímos como missão a defesa dos professores municipais com relação as questões funcionais e laborais, bem como, a luta por uma educação pública de qualidade.

Nas suas quase quatro décadas de existência, o CMP já contou com dezenove diretorias, por onde passaram quase duzentos professores. Desde o período de sua fundação até 2015, a entidade foi uma associação, nesse momento, é lançada a pedra angular do projeto para torna-lo um sindicato. No dia 12 de novembro de 2018, recebemos a Carta Sindical e oficializamos de fato e de direito essa alteração.

De 1983 até 1998, se organizava na forma presidencialista, com mandatos de dois anos, contando assim com sete gestões e cinco presidentes diferentes. De 1998 até o presente, o CMP se constitui na forma de colegiado, possuindo atualmente sete secretarias (Administração, Jurídica, Finanças, Formação, Organização, Comunicação e Cultura, Esporte e Lazer), cada uma composta por 21 diretores (14 titulares e sete suplentes), e de um Conselho Fiscal, formado por seis professores (três titulares e três suplentes).

Outra importante instância do sindicato é o seu Conselho de Representantes, formado por um representante sindical de cada uma das mais de 70 escolas do município. A comissão reúne-se mensalmente, trazendo as demandas dos locais de trabalho, ao passo em que leva as informações do CMP às escolas. A Comissão Eleitoral, que organiza e fiscaliza as eleições, é constituída por membros desse Conselho.

Além das suas atribuições naturais – a defesa funcional e laboral dos professores municipais – o CMP desenvolve uma série de atividades paralelas de formação e confraternização junto a sua categoria, entre elas, destacam-se: Congresso dos Professores Municipais; Formação nas Escolas; Cirandas dos Saberes; Vivencias Docentes e o Almoço do Dia dos Professores.

Ao longo dos anos, nosso sindicato buscou diferentes formas de chegar ao seu público e a comunidade em geral, neste sentido, trabalha com diferentes plataformas de comunicação, a de se evidenciar: jornais, programas de rádio, TV e redes sociais. Atualmente, contamos com a impressão semestral do jornal Educação e Debate, lives semanais da Hora Atividade nas plataformas sociais e um programa quinzenal homônimo na TV Câmara Passo Fundo.

Como vimos, o CMP Sindicato é uma instituição representativa. E como não poderia ser diferente, sua construção foi significativa para importantes conquistas da categoria nas últimas quatro décadas. Ressaltam-se:

  • 1984: Conquista do difícil acesso.
  • 1987: Avanços na carreira através de Lei Municipal.
  • 1991: Auxilio universitário.
  • 1992: Lei de Diretores das escolas de Ensino Fundamental.
  • 1993: Ticket Alimentação para ativos e inativos (acabou sendo retirado dos inativos em 2014)
  • 1994: Reforma do plano de carreira.
  • 2001: Adicional trienal.
  • 2003: Data base.
  • 2004: Plano de carreira dos Professores.
  • 2008: Atualização do plano de carreira.
  • 2012: Lei das eleições para diretores das escolas de Educação Infantil.
  • 2014: Aprovação do Plano Municipal de Educação.
  • 2020: Bolsa mestrado.

As instituições não possuem vida sem as pessoas. O CMP só é esse sindicato sólido, forte e combativo graças a todos os professores e professoras, associados e associadas que passaram por ele. Durante nossa história, inúmeros foram os desafios. Em algumas lutas logramos êxito, em outras não, mas dentre as tantas que estão por vir possuímos apenas uma certeza: somente unidos teremos força para fazer frente a essas novas batalhas.

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP