Close this search box.
NOTÍCIAS

Projeto visa promoção do bem-estar físico, mental e social dos professores municipais

Docentes podem se inscrever através de mensagens via WhatsApp (54) 99912-6149

O mundo moderno torna as pessoas cada vez mais sedentárias. No dia-a-dia são inúmeros aparelhos eletroeletrônicos que prometem entregar serviços diversos, e para tal, precisamos nos movimentar cada vez menos. Soma-se a isso o fato de que os hábitos alimentares estão cada vez mais “pobres”, repleto de comidas ricas em calorias e com pouco nutrientes, a exemplo dos fast foods. Este cenário é propicio ao desenvolvimento de doenças cardíacas, circulatórias, por exemplo.

Buscando estancar tal situação, a menos a nível municipal e no que diz respeito aos professores da rede, o Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo (CMP Sindicato) propõe aos seu filiados que, através da parceria com Leandro Costa Assessoria Esportiva, rompam com o sedentarismo, proporcionado o desenvolvimento de uma rotina saudável.

O projeto “Professor em movimento” visa a promoção do bem-estar da saúde física, mental e social dos professores da rede municipal de ensino de Passo Fundo, filiados ao CMP Sindicato, através da formação de um grupo que realizará atividade físicas (sobretudo caminhada e corrida) e encontros regulares de socialização.

“Entendemos o ser-humano enquanto um ser biopsicossocial, ou seja, nossos fatores genéticos, psicológicos e sociais são os responsáveis para nossa configuração como pessoa. Quando um ou mais destes fatores não transcorre bem, somos acometidos por enfermidades. Ocorre que a profissão de professor está entre as que mais sofrem patologias, das mais diversas naturezas, ” explica o dirigente do CMP Sindicato Tiago Machado.

São vários os motivos para o adoecimento de professores, que vão desde a desvalorização da profissão (financeiramente e socialmente, resultando em problemas como estres, insônia e depressão) e passam também pelo exercício da atividade (síndrome de Burnout, alergias e lesões por esforço repetitivo).

“A mudança de hábitos sedentários e a incorporação de um modo de vida mais saudável pode proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de nossos docentes. Assim, procuramos com este projeto, promover a pratica de atividade física e de encontros regulares entre nossos filiados, que possam proporcionar momentos agradáveis e assim, fortalecer os fatores físicos e psicossociais, ” pontua Machado.

A participação se dará após contribuição simbólica de singelos R$20 mensais, uma vez que o restante do valor para a manutenção de profissionais para o treinamento ficará a cargo do CMP. Professores sócios da entidade interessados podem se inscrever através de mensagens via WhatsApp para o CMP Sindicato no fone (54) 99912-6149. As vagas são limitadas e os participantes serão organizados em grupos de 10 pessoas.

Cronograma:

Projeto: agosto

Treinamentos: setembro, outubro, novembro, dezembro

Encontros:  setembro, outubro, novembro, dezembro

Eventos: novembro, dezembro.