Câmara de Vereadores vota Moção de Repúdio aos cortes no orçamento das universidades e institutos federais de educação

Documento só recebeu votos contrários dos vereadores Patrick, Tchêquinho e Toson

Com 17 votos favoráveis e três contrários, a Moção de Repúdio contra os cortes no orçamento das universidades e institutos públicos federais de educação, apresentada pelo vereador Alex Necker (PCdoB), foi aprovada na tarde desta segunda-feira (27). Assinada por 18 dos 21 parlamentares, a matéria representa a contrariedade do Legislativo passo-fundense a decisão anunciada no início deste mês pelo Ministério da Educação (MEC) em cortar 30% das verbas destinadas para garantir a manutenção, o custeio e os projetos de ampliação das universidades federais.

Em Passo Fundo, o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) foram afetados pela redução orçamentária, motivando um ato público em defesa da educação, ocorrida no dia 15 de maio. “A sociedade se mobilizou, os estudantes se organizaram, os movimentos sociais, estudantis e os sindicatos foram para as ruas mostrar que reduzir os repasses para a educação não vai melhorar a situação do país, pelo contrário”, relatou Alex, complementando que manifestações semelhantes foram registradas em todo o país. “Foram milhões de pessoas protestando contra uma decisão arbitrária e inquisitória do governo federal”.

Ao defender a aprovação da Moção, o vereador explicou que a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade deve ser uma bandeira de todos os brasileiros. “Não há geração de emprego, desenvolvimento econômico e social e fomento ao progresso científico sem investimentos em educação”, afirmou o autor da matéria, reforçando que a produção de conhecimento técnico e científico precisa ser uma das prioridades da União. “As universidades e os institutos federais não são inimigos do país”.

Votaram contra os vereadores Patrick Cavalcanti (DEM), Tchêquinho (PSL) e Roberto Toson (PSD).