Professoras associadas aprendem a fazer mandalas de lã

Oficina foi realizada nesta quinta-feira (13)

Coloridas, feitas com muita concentração, autonomia e presença. Em linhas, areia ou tintas as mandalas são uma maneira de canalizar a atenção de quem as dá forma. Em sânscrito a palavra mandala significa círculo e é considerada um símbolo de cura e espiritualidade.

Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa. Já entre os nativos americanos a crença é de que a mandala tem o poder de proteção e afasta tanto os maus sonhos como os espíritos malignas e também é conhecida como filtro dos sonhos. No cristianismo, embora não sejam usadas para cura, as mandalas são encontradas nas rosetas das catedrais góticas.

Disseminadas em tantas culturas as mandalas foram o tema da oficina realizada pela professora do município e dirigente do CMP Sindicato Liane Kirinus. Nesta quinta-feira (13) colegas da rede municipal associadas ao Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo aprenderam a confeccionar mandalas de lã.

Muitos são os benefícios de construir uma mandala, seja pintada ou através de outros materiais, como a lã. Ao confeccioná-la a pessoa fica concentrada na tarefa específica e pode canalizar sua atenção, trabalhando a concentração e exercitando a sua criatividade e poder de decisão, já que é preciso escolher cores e padrões geométricos distintos a serem utilizados.

Quando questionada sobre porque as artes são tão libertadoras Liane confessa que é um “lance de sensibilidade, endorfinas, autoconfiança”. Afirma acreditar que a pessoa descobre que antes de ser professor ou advogada ou costureira, é um ser humano e comemora o resultado da oficina, que a deixou encantada.

A mandala vem sendo utilizada para tratamentos em patologias como depressão, déficit de atenção, estresse, entre outros.