Piso Nacional do Magistério é lei!

🔴 PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO JÁ!

O índice de 14,95% de reajuste do piso nacional do magistério, anunciado pelo MEC na última segunda-feira (16), representa um valor inicial de R$ 2.210 para uma jornada semanal de 20h de um professor com Ensino Médio (magistério).

Ao mesmo tempo, em Passo Fundo, um professor com Ensino Superior (graduação), recebe somente cerca de 10 reais a mais que isso. Por isso, em nosso município, este valor de Nível II deveria ser muito maior, já que os professores investem tempo e dinheiro em suas graduações, porém, infelizmente, recebem praticamente o mesmo que o piso para nível magistério.

O reajuste já está em vigor desde o dia 1º de janeiro, mas em Passo Fundo o executivo normalmente protela as negociações para março. O CMP Sindicato oficiou a mantenedora ainda no começo de dezembro solicitando que a mesa de negociações fosse aberta o quanto antes, porém ainda não foi disponibilizada agenda. A responsabilidade das negociações está agora com o secretário de administração, Fernando Boeira.

Recentemente, com as promoções da educação infantil, o Nível I (magistério) foi extinto em Passo Fundo, por isso novos concursos oferecerão vagas a partir do Nível II. Esta mudança deve ser levada em conta, já que não podemos considerar o salário base de professores com graduação como piso, pois o piso diz respeito a professores com formação de ensino médio.

O CMP continuará mantendo contato com a mantenedora para iniciar as negociações o quanto antes. Piso Nacional do Magistério é lei, e lei se cumpre! ✊