Por que os anos finais são tão importantes?

O segundo ciclo do Fundamental vai do 6° ao 9° ano e é chamado de ​Anos Finais, ou Fundamental 2​. A criança começa essa etapa com 11 anos e a termina com 14, já adolescente. Por isso, essa é ​uma fase de transição da infância para adolescência​.

Por que os Anos Finais são importantes?

Uma das principais características desta etapa é a variedade de professores, que aumenta em relação aos ​Anos Iniciais. Em geral, ​há um professor para cada disciplina oferecida, o que contribui para a independência e o senso de responsabilidade do aluno​.

Nos Anos Finais, alguns colégios públicos e particulares oferecem aparelhos tecnológicos, como tablets e celulares, para diversificar o processo de ensino e aprendizado, além de deixar a aula mais interativa e interessante para o aluno.

Ensino Fundamental II

O que se aprende nos Anos Finais?

Do mesmo modo que os ​Anos Iniciais​, nos ​Anos Finais​ a carga horária é de 800 horas anuais distribuídas em pelo menos 200 dias letivos.

Nos ​Anos Finais​, há a intenção de despertar a autonomia e o protagonismo dos estudantes, preparando eles para o ​Ensino Médio​.

Veja alguns dados dos Anos Finais

De acordo com o ​Censo Escolar 2018,​ 10% das escolas públicas oferecem ensino integral; entre as particulares, esse índice é de 2%.

Ainda segundo o Censo, pouco mais de 63% dos colégios da rede pública têm acesso à internet. Já entre as particulares, esse percentual é de 96%.

Como é o Ensino Fundamental no Brasil?​

O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.

Segundo a BNCC, os Anos Finais do Ensino Fundamental têm como objetivo desenvolver a capacidade de aprendizado dos alunos, através da compreensão do ambiente natural e social, da política, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores existentes na sociedade.

Quais são as séries do Ensino Fundamental II?

O Ensino Fundamental II, ou Anos Finais, se referem as séries do 6º ao 9º ano e contempla adolescentes dos 11 aos 14 anos de idade. Nesta fase, os tópicos estudados servem para preparar os alunos para a próxima fase da educação básica, o Ensino Médio.

Fonte: https://querobolsa.com.br/escolas/ensino-fundamental-ii

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 18 =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP