Entenda como os anos iniciais funcionam

1º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona

O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil.

Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento das crianças para a compreensão do ambiente social e natural a partir de vivências lúdicas.

O que é ensinado no 1º ano do Ensino Fundamental 1?

No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:

  • Dominar as relações entre letras e seus sons;
  • Diferenciar letras e números;
  • Realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos;
  • Aprimorar noções de tempo e espaço;
  • Localizar e nomear partes do corpo humano, explicando suas funções;
  • Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

2º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona

O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.

O que é ensinado no 2º ano do Ensino Fundamental 1?

No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:

  • Ler, interpretar e escrever com autonomia;
  • Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços;
  • Reconhecer o sistema de numeração decimal e comparar grandezas;
  • Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
  • Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
  • Explorar as diversas manifestações da cultura corporal, estimulando a criatividade e a expressão.

3º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona

O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática.

Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, há a ampliação de operações como adição e subtração, e noções de multiplicação e divisão começam a ser introduzidas.

O que é ensinado no 3º ano do Ensino Fundamental 1?

No 3º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:

  • Ler e interpretar informações expressas em diversas situações e diferentes configurações;
  • Realizar cálculos orais e escritos de multiplicação e divisão;
  • Estimar e comparar grandezas;
  • Compreender a noção de espaço público e privado e os grupos que compõem uma sociedade;
  • Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana e seus impactos na sociedade;
  • Identificar e reconhecer os fatores fundamentais para manutenção da vida;
  • Conhecer o próprio corpo descobrindo suas capacidades e limites através de jogos e brincadeiras.

4º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona

O 4º Ano do Ensino Fundamental é destinado para as crianças de nove anos de idade e busca aprimorar os conhecimentos adquiridos na área da linguagem. Durante o ciclo, a interpretação de texto é trabalhada através de diferentes gêneros textuais e portadores de texto, como revistas, jornais, e-mail e blogs. O 4ºano busca também consolidar a escrita do aluno, no que se diz respeito ao vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.

Na Matemática, a criança é incentivada a utilizar o seu raciocínio lógico, interpretando e solucionando problemas através de diferentes estratégias. Além disso, ocorre a sistematização das quatro operações e a ampliação do conhecimento numérico.

O que é ensinado no 4º ano do Ensino Fundamental 1?

No 4º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:

  • Relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio ambiente;
  • Identificar a origem e processos de produção de alimentos naturais e industrializados;
  • Compreender e construir regras de ortografia e pontuar final de frases corretamente;
  • Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;
  • Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;
  • Organizar dados históricos em ordem cronológica percebendo e comparando sua temporalidade;
  • Observar as mudanças e permanências nas relações de trabalho em diferentes contextos e épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
  • Identificar as principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
  • Expressar sentimentos e ideias através do corpo, da arte e da música.

5º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona

O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.

Sendo assim, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil.

O que é ensinado no 5º ano do Ensino Fundamental 1?

No 5º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:

  • Realizar cálculos simples de porcentagem;
  • Desenvolver noções de concordância verbal, nominal e as relações de sentido;
  • Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação e o suporte;
  • Compreender o funcionamento do corpo humano e de seus respectivos sistemas (digestivo, respiratório, excretor e reprodutor);
  • Reconhecer lugares, cidades e suas capitais por meio de mapas;
  • Relacionar as normas e regras de convívio em diferentes círculos – sala de aula, escola, bairro – com as leis gerais da sociedade.

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