Comunicado sobre a assembleia virtual de hoje (18)

Na manhã de hoje (18), o CMP SINDICATO realizou a segunda assembleia virtual para deliberar sobre o dissidio coletivo de 2021. A votação se deu através de consulta em plataforma específica e teve a participação de mais de 500 professoras e professores. A proposta oferecida pelo executivo municipal ficou em 5,19%, parcelados em três vezes de 1,73%, que serão pagos nos meses de março, agosto e dezembro, valor que se estende ao vale refeição. A votação teve como resultado a aprovação da proposta pela maioria da assembleia.

O CMP SINDICATO entende que este é um índice que não repõe as perdas salariais que tivemos nos últimos anos e que ocasionaram um achatamento nos nossos ganhos. Também é importante salientar que nossa pauta de reivindicações não se restringe ao índice inflacionário, mas também a outras demandas. Entre elas, as promoções da educação infantil e o reembolso aos professores do valor gasto em equipamentos e aparatos tecnológicos, que a grande maioria teve de adquirir durante o período da pandemia para que pudessem realizar seu trabalho e atender os alunos de todos os bairros de Passo Fundo. Não é exagero dizer que foi esse investimento que permitiu que a educação funcionasse nesse momento.

Compreendemos o atual contexto de grave crise econômica e sanitária que vivenciamos, onde muitas pessoas sofrem com a perda de seus postos de trabalho e com a recessão. Mas é justo esclarecer que nós, professores, nunca deixamos de cumprir com nossas funções – seja presencialmente ou remotamente – sempre com muito empenho e dedicação, justamente para continuar atendendo com qualidade e eficiência todas as nossas crianças e adolescentes.

Para finalizar, é importante frisar que a nossa pauta continuará sendo negociada já nos próximos dias e que o CMP SINDICATO está atento a todos os desdobramentos dessa grave crise, sempre com a intenção de auxiliar a nossa professora e o nosso professor neste momento tão complexo de nossa história.