Representação sindical

Você decide quem será o indicado da sua escola: participe!

Com o início do ano letivo, está na hora da sua escola escolher quem será o seu representante junto ao conselho de representantes sindicais do Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo – CMP Sindicato. Para contribuir com a escolha da sua escola, a Secretaria de Assuntos Jurídicos compartilha com docentes alguns esclarecimentos.

O QUE É O CONSELHO DE REPRESENTANTES SINDICAIS?

O Conselho de Representantes Sindicais é um órgão consultivo do sindicato estratégico para o diálogo entre entidade e categoria. É uma instância consultiva do sindicato que vem sendo fundamental para o fortalecimento da entidade, para organização e mobilização da categoria.

Os representantes sindicais atuam como interlocutores entre as demandas da categoria e as ações efetivas do Sindicato. Eles ajudam a realizar o trabalho de base e a promover a sindicalização da categoria, atividade de extrema importância para o fortalecimento da organização do magistério municipal.

Importante o representante eleito solicitar espaço na escola para repassar as informações e ouvir as demandas do grupo de professores (as), uma vez que, entre suas funções, também está a identificação dos problemas do magistério municipal de forma a alertar e mobilizar o sindicato, propondo medidas que incentive a organização da categoria.

Quem pode ser representante sindical?

Cada escola municipal elegerá um representante sindical, eleito através do voto direto e secreto, com um mandato de um ano, podendo submeter-se à reeleição. Podem participar desse processo professores efetivos associados ao sindicato, com suas obrigações estatutárias em dia.

Para cumprir essa importante função de representante da categoria junto ao conselho, o escolhido deve participar de todas as reuniões ordinárias e das extraordinárias e manter diálogo com a categoria.

Havendo renúncia, impedimento ou destituição do representante, realizar-se-ão novas eleições para a escolha dos substitutos. O representante sindical que solicitar transferência, que importe no afastamento da escola na qual foi eleito, perderá seu mandato automaticamente, devendo nova eleição ocorrer na escola à qual estava vinculado anteriormente à transferência.

Como é feita a escolha?

O representante sindical deve ser constituído por um representante de cada escola. Em reunião na escola, em todas as escolas municipais, sendo que cada uma escolhe o seu representante, além de um suplente.

A convocação para escolha dos representantes sindicais acontecerá no mês de fevereiro, com prazo de 30 dias para ser feita a escolha, período que será cumprido pela Diretoria, de modo a proporcionar que todos participem, tanto como candidatos nas escolas quanto como eleitores.

Quando são feitas as reuniões?

As reuniões são mensais, sendo sempre na última quinta-feira do mês, às 14 horas, na sede do sindicato.  No ano de 2019, as reuniões serão realizadas nas seguintes datas: 28/03, 25/04, 30/05, 27/06, 25/07, 29/08, 26/09, 31/10, 28/11. Ao início do ano letivo, em fevereiro, as escolas apontam os nomes escolhidos para representá-las.

Conforme o acordado com o SME, os representantes sindicais têm a liberação do local de trabalho para participar das reuniões, nas quais é dado efetividade.

Representando a Escola, Kelly Sartori Sebben destaca que o Conselho de Representantes Sindicais é de suma importância para mediar o diálogo entre sindicato e trabalhadores. “O representante participa ativamente na conscientização e mobilização da categoria, levando esclarecimentos para os colegas. Durante os encontros, eles compartilham experiências e expectativas. Também são trazidas questões que envolvem o dia a dia da profissão e buscam orientar situações decorrentes do trabalho”, explica a professora.

Para Kelly, é fundamental que o representante possa conduzir e ajudar os trabalhadores na conscientização de seus direitos, além de transmitir para os demais colegas a importância do movimento sindical para a manutenção de direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP