CMP SINDICATO NA LUTA PELA DEMOCRACIA

O CMP SINDICATO é uma entidade que representa cerca de 1200 professores municipais, tanto da ativa como já aposentados, e tem um trabalho de mais de 30 anos na luta pelas demandas dos trabalhadores da educação e pelo estado democrático de direito.

Somos uma entidade que tem por princípio o respeito à democracia, à diversidade e a livre manifestação, combatendo sempre a intolerância e o preconceito contra quem quer que seja. Desta forma, repudiamos toda e qualquer manifestação de cunho racista, sexista, homofóbico, xenófobo e qualquer outro ato que ataque os direitos humanos e os direitos dos indivíduos ou que vá de encontro aos preceitos da ética, da cordialidade, da civilidade e da humanidade.

Nossa posição enquanto entidade sobre o que queremos para a educação no Brasil sempre foi e sempre será muito firme. Lutamos sempre por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todas e todos, que valorize de fato o trabalho do professor e sua liberdade de cátedra. Uma educação libertadora, que além de qualificar nossa juventude para os desafios acadêmicos e profissionais que se impõem aos nossos jovens, possa também criar um cidadão crítico e consciente de seu papel e de seu compromisso na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Não é por acaso que nosso lema é UNIÃO, RESISTÊNCIA E DEMOCRACIA: entendemos que este é o papel permanente de um sindicato de luta e que está sempre pronto para defender os direitos da classe do magistério. Para encerrar, não poderíamos deixar de citar Paulo Reglus Neves Freire, o maior educador brasileiro e o pensador mais reconhecido e aclamado internacionalmente pela sua magnífica obra e pela sua contribuição para com a educação mundial quando ele diz: “não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.