Saúde mental do professor em pauta na Ciranda de setembro

Psicóloga realizou conversa com categoria

Na Ciranda dos Saberes realizada no último dia 27 o intuito da convidada, a psicóloga conveniada ao CMP Sindicato Sabrina Silva, foi de gerar um ambiente de promoção do debate sobre a saúde mental dos professores. A conversa tratou da saúde emocional e psíquica, o processo de adoecimento dos profissionais da educação e as formas de prevenção e bem-estar.

Segundo Sabrina além de tratar a prevenção do suicídio, no Setembro Amarelo também acontecem atividades que focam na valorização da vida, saúde mental e promoção da saúde.  “Buscamos pensar um pouco quais são os desafios da profissão e possibilitar um espaço para que o professores possa compartilhar experiências, já que a consideramos também como uma forma de prevenção poder falar das suas dificuldades, por exemplo, se identificar com outras pessoas, trocar e buscar soluções junto e também falar um pouco das principais doenças que afetam a categoria,” destaca a psicóloga.

Sabrina afirma que a inserção do professor em grupos de discussão como este, da Ciranda, é uma forma de prevenção. “É poder falar, se sentir acolhido e validado no seu sofrimento. É buscar o equilíbrio, a gente sabe que às vezes não dá pra fazer tudo, mas eliminar alguns estressores já auxilia a encarar um dia de trabalho de maneira mais fácil, por exemplo,” explica.