Rumos da educação em discussão

Parceria entre FAED e CMP Sindicato ouviu candidatos à Assembleia Legislativa

Na noite da última segunda-feira (18) os candidatos a deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, vinculados ao município de Passo Fundo Airton Lângaro Dipp (PDT), Cacá Nedel (Podemos), Eduardo Peliciolli (Podemos), José Carlos Carles de Souza (PSD), Juliano Roso (PCdoB) e Mari dos Santos (PT) expuseram suas perspectivas sobre “Os rumos da educação no Rio Grande do Sul: realidades, perspectivas e projetos”.

A diretora da Faed, Adriana Dickel, destaca que existem três instâncias de organização e funcionamento de políticas educacionais, que são a instância da elaboração: quem está na assembleia, na câmara ou senado, que tem como função legislar e elaborar leis; Instância da execução: que são as escolas, os professores e comunidades e as instâncias que estudam políticas educacionais, acadêmicas e que muitas vezes essas três instancias não se conversam, não se encontram.

“Este evento foi pensando como um espaço de conversa e encontro entre essas três instâncias para que a gente possa se ouvir mutuamente, ouvir os que se dispõe a regular, os que enfrentam a execução dos políticos e aqueles que estudam a educação. Esta faz parte de uma série de discussões que buscam abrir um canal de diálogo com a comunidade externa, os que fazem a educação para além de nós,” declara.

A coordenadora da Área Fundamentos Pedagógicos da Faed e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na área de Políticas Educacionais, Dra. Rosimar S. Esquinsani, contextualizou os temas aos presentes. Muitos dados foram apresentados sobre a educação. Um deles, referente a um estudo do Tribunal de Contas, denominado “O perfil da educação pública no RS”, mostra que o investimento médio por aluno no estado é quatro vezes menor do que o encontrado em todos os países componentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O RS é o 11º no ranking da Federação em termos de educação, ficando muito atrás dos outros dois estados da região Sul, que são Santa Catarina (3º colocado) e Paraná (2º colocado). “Em razão dos rumos da educação no Rio Grande do Sul, pedimos que, na Assembleia Legislativa ou em qualquer outro espaço público, os deputados considerem pautar suas agendas de trabalho pelo fortalecimento da escola pública”, enfatizou Rosimar.

O evento promovido pela Faculdade de Educação (Faed) e pelo Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo (CMP Sindicato) reuniu estudantes de diversos cursos da universidade e comunidade em geral. A atividade foi realizada em três momentos e a ordem dos candidatos para abordar os temas foi definida por sorteio.