Entenda como os anos iniciais funcionam
1º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona
O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil.
Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento das crianças para a compreensão do ambiente social e natural a partir de vivências lúdicas.
O que é ensinado no 1º ano do Ensino Fundamental 1?
No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
- Dominar as relações entre letras e seus sons;
- Diferenciar letras e números;
- Realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos;
- Aprimorar noções de tempo e espaço;
- Localizar e nomear partes do corpo humano, explicando suas funções;
- Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.
2º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona
O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.
O que é ensinado no 2º ano do Ensino Fundamental 1?
No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
- Ler, interpretar e escrever com autonomia;
- Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços;
- Reconhecer o sistema de numeração decimal e comparar grandezas;
- Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
- Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
- Explorar as diversas manifestações da cultura corporal, estimulando a criatividade e a expressão.
3º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona
O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática.
Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, há a ampliação de operações como adição e subtração, e noções de multiplicação e divisão começam a ser introduzidas.
O que é ensinado no 3º ano do Ensino Fundamental 1?
No 3º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
- Ler e interpretar informações expressas em diversas situações e diferentes configurações;
- Realizar cálculos orais e escritos de multiplicação e divisão;
- Estimar e comparar grandezas;
- Compreender a noção de espaço público e privado e os grupos que compõem uma sociedade;
- Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana e seus impactos na sociedade;
- Identificar e reconhecer os fatores fundamentais para manutenção da vida;
- Conhecer o próprio corpo descobrindo suas capacidades e limites através de jogos e brincadeiras.
4º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona
O 4º Ano do Ensino Fundamental é destinado para as crianças de nove anos de idade e busca aprimorar os conhecimentos adquiridos na área da linguagem. Durante o ciclo, a interpretação de texto é trabalhada através de diferentes gêneros textuais e portadores de texto, como revistas, jornais, e-mail e blogs. O 4ºano busca também consolidar a escrita do aluno, no que se diz respeito ao vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.
Na Matemática, a criança é incentivada a utilizar o seu raciocínio lógico, interpretando e solucionando problemas através de diferentes estratégias. Além disso, ocorre a sistematização das quatro operações e a ampliação do conhecimento numérico.
O que é ensinado no 4º ano do Ensino Fundamental 1?
No 4º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
- Relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio ambiente;
- Identificar a origem e processos de produção de alimentos naturais e industrializados;
- Compreender e construir regras de ortografia e pontuar final de frases corretamente;
- Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;
- Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;
- Organizar dados históricos em ordem cronológica percebendo e comparando sua temporalidade;
- Observar as mudanças e permanências nas relações de trabalho em diferentes contextos e épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
- Identificar as principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
- Expressar sentimentos e ideias através do corpo, da arte e da música.
5º Ano Ensino Fundamental 1: entenda como funciona
O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.
Sendo assim, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil.
O que é ensinado no 5º ano do Ensino Fundamental 1?
No 5º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
- Realizar cálculos simples de porcentagem;
- Desenvolver noções de concordância verbal, nominal e as relações de sentido;
- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação e o suporte;
- Compreender o funcionamento do corpo humano e de seus respectivos sistemas (digestivo, respiratório, excretor e reprodutor);
- Reconhecer lugares, cidades e suas capitais por meio de mapas;
- Relacionar as normas e regras de convívio em diferentes círculos – sala de aula, escola, bairro – com as leis gerais da sociedade.