Por que os anos iniciais são tão importantes?
Por que os Anos Iniciais são importantes?
O ciclo dos Anos Iniciais traz mudanças na rotina escolar do aluno. Nessa etapa, ele desenvolve habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.
Além disso, é nessa etapa que ocorre a alfabetização dos alunos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2° ano.
O que se aprende nos Anos Iniciais?
Nos Anos Iniciais, a escola deve oferecer uma carga horária anual mínima de 800 horas, dividida em pelo menos 200 dias letivos.
Além dos conteúdos previstos nas disciplinas, há conteúdos transversais, como educação ambiental e noções de saúde, que são trabalhados para a criança adquirir noções de cidadania.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, nessa etapa, deve haver uma articulação entre o trabalho e as experiências anteriores da crianças, isso em um contexto lúdico de aprendizado.
Compreende-se que há uma maior autonomia da criança em relação aos movimentos e à própria identidade; por isso, há um estímulo ao seu pensamento criativo, crítico e lógico.
Veja alguns dados dos Anos Iniciais
Os dados do Censo Escolar 2018 mostraram que há mais de 128 mil escolas que oferecem ao menos um dos ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com a pesquisa, o acesso aos Anos Iniciais está universalizado, pois o atendimento escolar é de 99% da população com a faixa etária adequada.
Ainda de acordo com o Censo, a rede privada cresceu 4% entre 2014 e 2018. Em geral, as escolas que oferecem os Anos Iniciais são estabelecimentos pequenos, pois apenas 4% possuem mais de 500 matrículas. Ao mesmo tempo, quase 40% possuem até 50 alunos.
Como é o Ensino Fundamental no Brasil?
O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.
Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo ampliar as experiências vividas pelos alunos na Educação Infantil, através da ludicidade. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.
Quais são as séries do Ensino Fundamental I?
O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.
Fonte: https://querobolsa.com.br/escolas/ensino-fundamental-i