Ensino fundamental II: Ciclos e faixa-etária
Do 6º ao 9º ano, os alunos atravessam um período de grandes transformações, trazidas principalmente pela aproximação e entrada na adolescência. São mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais que exigem de nós, equipe de educadores, adequação de propostas e estudos que continuem a garantir aprendizagens significativas.
Nessa perspectiva, a partir do 6º ano, o currículo e a organização escolar se alteram muito, exatamente para aproveitar e instigar as novas demandas e capacidades que surgem. A rotina diária conta agora com aulas separadas por disciplinas. O trabalho com professores especialistas favorece o aprofundamento dos conteúdos e a formalização dos trabalhos, envolvendo as diversas áreas do conhecimento. No entanto, o currículo em rede e a interdisciplinaridade continuam a fazer parte dos nossos objetivos pedagógicos.
Ciclos, turmas e faixa etária
No Ensino Fundamental 2, os alunos têm no geral de 11 a 15 anos. Dividimos esse segmento da escolaridade em quatro turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos.
Todavia, percebemos grandes diferenças de desenvolvimento entre os alunos que iniciam o Fundamental 2 e aqueles que estão concluindo essa etapa da escolaridade.
Por isso, organizamos as turmas em dois ciclos: o ciclo 5, formado pelos 6º e 7º anos e o ciclo 6, composto pelos 8º e 9º anos. Essa extensão temporal permite trabalhar melhor as especificidades da faixa etária dos alunos do ciclo 5 (11 e 12 anos) e do ciclo 6 (13 e 14 anos), além de respeitar mais as diferentes experiências de desenvolvimento individual que podem ser percebidas e avaliadas, no decorrer de dois anos.
Nesse sentido, temos duas equipes docentes: uma que trabalha com o ciclo 5 e outra com o ciclo 6. A mudança da equipe de professores é um importante marco de crescimento para os alunos, além de favorecer a formação e atuação docente bem focada e adequada à faixa etária.