Professores municipais reivindicam 14,4% de reajuste salarial e R$1,5 mil de vale-alimentação

14,4% de dissídio e R$1,5 mil de vale-alimentação! Na tarde desta terça-feira (05), o CMP Sindicato realizou assembleia com a categoria para deliberar as reivindicações da negociação salarial 2024 aos professores municipais.

Ficou decidido o índice de 14,4% de reajuste salarial, que baseia-se na média percentual do Piso Nacional do Magistério de 2018 a 2023, além de aumento do vale-alimentação para R$1,5 mil, equiparando ao recebido atualmente pelos servidores da Câmara de Vereadores.

“Ganho real frente ao piso nacional”. O dirigente do CMP Sindicato, Tiago Machado, contextualiza o atual cenário da categoria. “Neste ano o percentual do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação foi de apenas 3,62%, um valor muito aquém à desvalorização sofrida pelos professores de Passo Fundo, que já acumulam um prejuízo de 43% em relação aos reajustes do piso”, argumenta Tiago, explicando o motivo do índice. “Por conta dessas grandes perdas, desta vez a categoria está reivindicando o percentual de 14,4%, que é a média dos reajustes do piso de 2018 a 2023, período em que o executivo passou a pagar completivo aos professores para atingir o salário estabelecido em lei”, complementa o professor.

Agora, a decisão da categoria será encaminhada ao executivo e discutida em reunião marcada para a próxima sexta-feira, 08 de março. A abertura da mesa de negociações ocorreu na última terça-feira, dia 04.