Retrospectiva 2023 CMP Sindicato

Mais um ano chega ao fim, por isso é momento de olhar para trás e relembrar todos os desafios e conquistas de 2023.

O ano mal iniciou e já partimos para a luta. As negociações do reajuste salarial da categoria foram marcadas mais uma vez pela mobilização do magistério municipal. Durante todo o processo, o CMP Sindicato atuou juntamente ao magistério, realizando assembleias e expondo o descaso com os docentes da chamada cidade educadora. Foram materiais impressos, divulgações na mídia local e outdoors que denunciavam o desrespeito sofrido pela categoria.

Após inúmeras reuniões com o executivo, os professores seguiram firmes e não aceitaram o percentual abaixo do piso nacional proposto pela mantenedora. As negociações culminaram então em um dia de paralisação de quase todas as escolas do município, unificadas às escolas estaduais. Mil professores foram às ruas demonstrar a sua insatisfação e exigir nada mais do que seus direitos.

2023 foi mais um ano em que tivemos diversas reuniões do Conselho de Representantes Sindicais, grupo de extrema importância para a organização do Sindicato. Da mesma forma, várias foram as visitas e formações realizadas pelo CMP nas escolas do município para divulgar as ações do CMP e esclarecer processos jurídicos.

Na metade de 2023 fomos surpreendidos pelo projeto de lei da reforma administrativa, que retirava diversos direitos do magistério e instituía o plano de carreira dos servidores públicos de passo fundo. Mais uma vez fomos à luta, com diversas assembleias e mobilizações para tentar barrar a reforma. E conseguimos! Após mostrarmos a nossa força, os professores foram retirados do projeto e o plano de carreira do magistério continuou intacto e garantindo os direitos de nossos educadores.

Conquistamos ainda uma antiga reivindicação: a regulamentação em lei do terço da hora-atividade, garantindo ainda a realização de metade deste período à distância.

Em meio a tudo isso realizamos o tradicional congresso dos professores municipais. Neste ano, em sua oitava edição, o evento teve como tema “Magistério: uma carreira em extinção?”. Uma pergunta de extrema pertinência que nos fez refletir sobre os anseios e percalços da carreira docente no atual cenário social e educacional.

2023 marcou as quatro décadas de história do CMP Sindicato, por isso, nada mais justo que se transformar e se reinventar. Neste ano, o CMP mudou-se para um novo endereço, agora, uma sede própria, adquirida após muita luta e suor da categoria. Depois de tudo isso podemos dizer que inauguramos a casa dos professores: a nossa casa! Que está sempre de portas abertas para receber os educadores de nossa cidade.

O que dizer das inúmeras atividades de lazer e cultura promovidas pelo CMP neste ano!? As cirandas dos saberes voltaram repaginadas, mais leves e descontraídas, da forma como merecemos. Retomamos também o projeto professor em movimento, dessa vez por meio de oficinas de yoga, pilates e dança, oferecidas na sede do Sindicato. Ah, e tudo isso sem falar na viagem do Núcleo de Aposentadas do CMP, que tirou um dia todo para relaxar e aproveitar as diversas atrações de machadinho.

Por fim, não poderíamos deixar de citar a comemoração do nosso dia: o dia do professor! Realizamos um almoço pra lá de especial, com comida muito bem servida, companhias queridas e muita música boa. Um momento para celebrar a arte de educar junto de nossos pares, os professores e professoras.

2023 foi um ano de batalhas, mas também de muitas conquistas. 2024 promete ser ainda mais desafiador, por isso desejamos um ano novo repleto de paz, amor e realizações. Seguimos unidos, fortes e imbatíveis na luta!