Educação Infantil no município de Passo Fundo

O município de Passo Fundo conta com trinta e cinco escolas de Educação Infantil municipais, que atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade, nas etapas creche e pré-escola, localizadas em diferentes bairros da cidade, todas com infraestrutura adequada, quadro de professores com formação, assistentes, cozinheiras, serventes, coordenador pedagógico, diretores eleitos e documentos como Regimento e Projeto Político Pedagógico, os quais dão suporte teórico e organizacional ao trabalho. No momento realiza atendimento a aproximadamente 5.500 crianças.

A Educação Infantil se configura como a primeira etapa da Educação Básica, ou seja, é nela que o processo educativo formal tem início. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular traz uma orientação acerca do currículo para esse nível de ensino, com foco nos eixos estruturantes, direitos de aprendizagem e campos de experiência. Esses aspectos já eram mencionados em outros documentos oficiais mas, com a Base, ganham um enfoque maior na prática pedagógica e na rotina escolar. Os eixos estruturantes: Interações e Brincadeiras, traduzem a forma que a criança consolida sua aprendizagem, suas estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida.

Assim, é importante ressaltar que a etapa pré-escola é de obrigatoriedade, recebendo crianças na pré-escola I que completam 4 anos até 31 de março do ano vigente e 5 anos de idade na pré-escola II, também na mesma data.

Fonte: http://www.pmpf.rs.gov.br/secao.php?t=11&p=226

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP