Educação Infantil: Grupo 1

A Educação Infantil é o primeiro nível da educação básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Ela é dividida em cinco grupos, sendo o Grupo 1 voltado para crianças de 1 a 2 anos.

Diferente de outros níveis da Educação Básica até o Ensino Médio, não há uma base curricular comum para a Educação Infantil, mas o Referencial Curricular Nacional elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) sugere que as escolas desenvolvam os seguintes eixos de trabalho: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

No Grupo 1 da Educação Infantil, o período de desenvolvimento da criança é acelerado e permeado por transformações socioafetivas, motoras, cognitivas e de linguagem. A criança entre 1 ou 2 anos de idade já possui uma autonomia maior e seu aprendizado acontece por meio da exploração do ambiente, curiosidade e imitação.

Este ciclo é caracterizado pelo descobrimento; é quando ela aprende a dar os seus primeiros passos e a se comunicar com palavras e frases curtas.

O que é ensinado no Grupo 1 da Educação Infantil?

A escola tem como papel principal desenvolver as habilidades da criança através de brincadeiras e exercícios que estimulem:

• Foco e atenção;
  • Movimento e equilíbrio;
  • Criatividade e imaginação;
  • Comunicação e expressão.