Ensino Fundamental II: O que é?

O que é o ensino fundamental II? Nada mais é do que a continuação do ensino fundamental I. Desde 2008 o tradicional ensino fundamental é dividido em dois: anos iniciais ou ensino fundamental I e anos finais ou fundamental II.
Abrangendo do 6º ao 9º ano, o ensino fundamental II oferece ao estudante desafios de maior complexidade, que permitem que ele retome as aprendizagens adquiridas no ensino fundamental I e aprofunde os conhecimentos, aumentando assim o seu repertório.

A importância do Ensino Fundamental II

Uma das principais características do ensino fundamental II é a variedade de professores. Ao contrário do que acontece nos anos iniciais, o aluno vai ter aulas com um professor para cada disciplina, o que contribui com o desenvolvimento da sua independência e do senso de responsabilidade e organização.
É também no ensino fundamental II que o estudante ganha maior autonomia nos estudos, o que permite que ele tenha condições e ferramentas para acessar diferentes fontes de conhecimento e informação. Nesta etapa alguns colégios públicos e particulares permitem o uso de computadores e tablets, por exemplo, como forma de diversificar o processo ensino-aprendizagem e tornar a construção do conhecimento mais divertida e interativa para o aluno.

Ensino Fundamental II | Idade

No ensino fundamental anos finais o estudante entra criança e sai adolescente: ele ingressa aos 11 anos e completa o fundamental aos 14 anos de idade, ou seja, esta é uma etapa de transição, e as instituições de ensino devem acompanhar cada uma das fases dos alunos, que se tornam cada vez mais aptos para aprender com autonomia, e também para interagir com as pessoas e a realidade. O ideal é que as escolas utilizem linguagens e aparatos próprios para este público, afim de promover uma aprendizagem mais assertiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP