6° Ano – Ensino Fundamental II

Sobre a série 6° Ano – Ensino Fundamental II

Recomendado para crianças de 11 anos, o 6º ano do Ensino Fundamental II ainda pode ser encarado como uma fase transitória. O aluno, que antes tinha sua aula dividida por meio de eixos – na maioria dos casos aula com poucos professores – passa a estudar com disciplinas mais específicas e maior variedade de professores. É no sexto ano também que a criança passa a desenvolver maior autonomia, aprendendo a lidar muitas vezes sozinhas com as atividades propostas.

Qual o conteúdo abordado no Ensino Fundamental II?

O conteúdo abordado aproxima-se da multidisciplinaridade, relacionando-se entre si na tentativa de demonstrar uma lógica no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a proposta pedagógica das escolas passa a trabalhar com conteúdos mais aprofundados, fazendo com que os alunos sintam-se desafiados constantemente em temas contemporâneos relacionados com o estudo de matemática, escrita, ciências e demais disciplinas da grade letiva.

Ensino Fundamental II no Brasil

Ensino Fundamental II, ou chamado de Ensino Fundamental – Anos Finais, compreende a educação para crianças/adolescentes dos 11 aos 14 anos, e contempla do 6º ano ao 9º ano. Período de enfrentar maiores desafios, sendo um deles a autonomia do estudante no processo de ensino e aprendizagem. Para os alunos, o início do Fundamental II representa certa confusão, tendo em vista que alguns costumes anteriores deixam de ser adotados. Agora os estudantes precisam lidar com uma maior autonomia e tomada de decisões próprias, além de precisarem se adaptar a intensa rotina de estudos – a quantidade de disciplina aumentou, não há mais a presença de um só professor e os conteúdos precisam ser estudados com maior antecedência, lidando agora com prazos pré-estabelecidos para atividades e provas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP