Professor municipal lança livro As cartas da Fazenda

Essa é a segunda obra assinada por André Canals

André Rossi Canals é professor das redes municipal e estadual em Passo Fundo. Em 2014 lançou o livro Escolas Esparsas, com crônicas e contos, além de organizar a Coletânea de Crônicas 2017 pelo Projeto Passo Fundo. Em 2019 apresenta As Cartas da Fazenda, uma obra concebida com base na atual realidade da mulher, seja como filha, mãe ou trabalhadora.

 

Escrito com muita emoção, o livro é estruturado através de uma leitura da sociedade erguida sem base social alguma, inclusive impregnada de machismo.

“Iniciei seu texto logo que lancei Escolas Esparsas, num horário que não atrapalhasse meus deveres diários: de manhãzinha. Procurei não delinear uma história tradicional: início, meio e fim. Busquei inovação. Utilizei a técnica In Media Res, onde a história não inicia no começo, mas no meio; volta mostrando a origem da personagem, e depois, encaminha o final”, explica André.

O professor conta que o desejo de escrever vem da adolescência, foi de lá que adquiriu o interesse pela Literatura e começou a ler assiduamente.  Após formado em Geografia, continuou com as leituras de obras de ficção e muitos leitores brasileiros e estrangeiros passaram pelos seus olhos. Mas foi só após 2012 que começou alguns rascunhos do que viria a ser Escolas Esparsas.

“Estreei na Literatura nesse ano, depois de muito esforço para obter coragem de publicá-lo. As Cartas da Fazenda é um romance que conta a história de uma mulher que luta pela vida e deseja o retorno de seu filho. Escrever, para mim é construir um laço da minha alma com o mundo. A escrita e a leitura alimentam-me e acalmam meu espírito nesse contexto conflituoso no qual vivemos atualmente. As duas coisas fizeram parte do meu desenvolvimento pessoal e social. Lembro quando, nos meus 15 anos, trabalhava no depósito de um supermercado, escondia-me para ler um suplemento de Literatura do jornal Correio do Povo; ninguém me achava por um longo tempo. Hoje, torturo meus alunos para sempre escrever e ler”, confessa o escritor de sorriso tímido.

O livro pode ser adquirido diretamente com o docente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 11 =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP