É necessário reservar um tempo para si mesmo

Saberes em Ciranda de setembro tratou do bem-estar docente

A profissão docente ainda está entre os primeiros lugares do ranking de profissionais que adoecem em virtude do trabalho. Na última quarta-feira (04) a psicóloga Sara Vassoler foi a cirandeira convidada dos Saberes em Ciranda para debater com a categoria sobre o bem-estar docente.

Na oportunidade Sara faz uma reflexão sobre fatores que colocam em risco e agravam a saúde dos professores e ressaltou que o bem-esta vai muito além do profissional, tendo ligação direta com o pessoal. Aponta que que “tudo que fizemos durante o dia influencia no bem-estar, ” como com quem conversa, livros que lê, programas que assiste e a presença dos amigos, por exemplo.

“É preciso permitir-se desligar, pensar as vivências, o dia-a-dia… Como eu estou cuidando de mim? Os professores ensinam, mas também cuidam do outro. E como cuidar do outro sem estar bem? É necessário que cada pessoa reserve um tempo para si mesma, para desligar, fazer algo que lhe faz bem e desligue de todo o resto. Isso influencia de forma significativa e com o passar do tempo o efeito é muito benéfico, ” destacou Sara.

As professoras que participaram da atividade buscaram construir expectativas que apontem caminhos para melhorar a qualidade das relações que são construídas no ambiente escolar melhorando, assim, a qualidade de vida dos profissionais da educação. Destacaram que é imprescindível o autocuidado e trabalhar com as expectativas que são criadas em diferentes situações do cotidiano e que em diversas vezes nos frustramos com o resultado.

Uma das dicas apontadas pelas participantes foi buscar encontrar ferramentas que tornem o dia mais especial através dos detalhes, uma vez que quando a pessoa não está bem isso afeta todo os espaços de convivência em que ela transita. Ao final da atividade a psicóloga realizou uma dinâmica com os presentes para trabalhar expectativa X realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP