Inscrições abertas para o segundo semestre das Vivências Docentes

Serão realizados estudos dirigidos do livro “Em defesa da escola: uma questão pública”

O módulo II – 2019, do Projeto Vivências Docentes já está com inscrições abertas. Este projeto constitui-se como uma atividade de sistematização dos estudos dirigidos do livro Em defesa da escola: uma questão pública, de Jan Masschelein e Maarten Simons, realizado no primeiro semestre do corrente ano, confrontando as reflexões dos autores com o cotidiano da docência na Educação Básica pública.

As inscrições estão abertas aos/às docentes filiados/as ao CMP Sindicato, mesmo que não tenham participado do módulo I – 2019, visto que a temática será retomada durante os encontros. O estudo culminará na elaboração de um artigo, de autoria de Ana Lucia Kapczynski e Carmem Albrecht Silveira, que será publicado em um livro, em 2020, pelo GEPES – Grupo de Estudos em Pesquisas em Educação Superior, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS, na linha de pesquisa Políticas Educacionais.

O artigo objetiva teorizar acerca do papel da escola e de quais referenciais precisamos delimitar acerca da identidade docente. Os encontros acontecerão nos dias 07 e 28 de agosto e 11 e 25 de setembro de 2019, das 19 às 21 horas, na sede do CMP Sindicato, totalizando 20 horas, com frequência mínima de 75%. Confira abaixo a programação do segundo semestre de Vivências Docentes:

 

Mês Tema Descrição da atividade
07/agosto O que é o escolar? Síntese do livro – estudo do artigo
28/agosto O que é ser docente hoje? Estudo do artigo
11/setembro Os fins sociais da escola Estudo do artigo
25/setembro A identidade docente Estudo do artigo

O projeto

O projeto Vivências Docentes foi planejado como espaço de estudos, conversação e convivência ao professorado da rede municipal de Passo Fundo/RS em 2018. No ano de 2019, apresenta como tema principal de análise a identidade docente e o papel da Educação Básica frente às reformulações das políticas educacionais, com o objetivo de defender a escola como uma questão pública, a valorização do magistério municipal e afirmar o referencial simbólico da docência na sociedade. Parte da leitura do contexto da escola pública no conjunto do sistema educacional, as ideologias implícitas no discurso sobre a crise na educação, as demandas e posições que a escola enfrenta hoje em termos de reconhecimento social, definição dos papéis família e escola, diretrizes curriculares, intervenção externa e os efeitos da concepção mercantilista da educação que incide na dinâmica de sala de aula.

Trata-se de um curso de formação continuada, planejado e executado por Ana Lucia Kapczynski, bacharela e licenciada em Filosofia, especialista em Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-raciais e Mestra em Educação, e Sindi Bones Böttker, licenciada em Pedagogia e especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação, ambas professoras de Educação Infantil na rede municipal de Passo Fundo/RS, em parceria com o Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo/RS.

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