Confira programação completa do VI Congresso dos Professores Municipais

Atividade deve discutir questões educacionais no atual cenário brasileiro

A figura do professor vem sendo desconstituída e isso não é de hoje, bem como a importância da escola, da educação e do estudo, vem sendo diminuída ou relativizada ao longo de décadas, gerando uma séria crise social e educacional. Novas propostas educacionais são lançadas para a sociedade, se somando ao quadro já existente, criando um cenário confuso e de apreensão por parte de todos e em especial por parte daqueles que estão diretamente ligados a esfera educacional. Tais questões dizem respeito a toda prática pedagógica e a todos os processos relacionados ao funcionamento da escola e, por conseguinte, da educação.

O VI Congresso dos Professores Municipais, realizado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, acontece nos dias 21 e 22 de agosto e busca discutir os desafios da conjuntura com os docentes da rede municipal. Com o tema “União, resistência e democracia” a atividade acontece em três turnos e recebe renomados estudiosos como o cientista político Daniel Cara, o sociólogo e cientista político Ginez Leopoldo, o doutor em filosofia Cláudio DalBosco e a doutora em Ciências Sociais Wrana Panizzi.

21 de agosto

19h– Abertura do evento
Palestra de abertura;
( Professores Municipais e público da UPF)

22 de agosto

8h30m– Abertura cultural
9h– Palestra
9h50m– Mesa redonda
11h às 11h30m – Feira
13h30m– Recepção e Momento cultural;

14h– Palestra
14h50m– Mesa redonda
16h- Leitura dos indicativos do congresso;
16h30m– Feira cultural
17h- Término da atividade

LOCAL: Centro de Eventos da UPF

Equipe da EMEF São Luiz Gonzaga já realizou o pré-congresso

PRÉ-CONGRESSO

O PRÉ-CONGRESSO acontecerá de 01 julho até 09 de agosto, sendo realizado em dois momentos. Discussões nas escolas e o Cine debate.

O pré-congresso tem como objetivo ampliar o debate sobre o conjunto da educação e a importância do professor, bem como, estarmos traçando diretrizes que fundamentarão o processo de organização e mobilização do Magistério

Onde será: nas escolas municipais

Quem pode participar: todas os professores/as e funcionários/as Municipais.

Como participar: As escolas deverão organizar um momento da reunião pedagógica, onde será lido e debatido os textos e deliberado às indicações de demandas que serão encaminhas para sindicato, as quais farão parte do documento do VI CONGRE

Para comprovar a participação no Pré-congresso as escolas devem enviar para o Sindicato:

-Lista presença

-Registro fotográfico

-Relato das questões que a escola definiu para debater

Sueli Ghelen Frosi e Eldon Henrique Muhl

CINE DEBATE

As decepções, as falhas e as recompensas do profissional docente foram debatidos no Cine Debate  oferecido pelo CMP Sindicato aos professores da rede municipal de ensino na noite desta quarta-feira (17). A atividade teve carga horária 4 horas de certificação. O filme exibido foi “O clube do Imperador, ” uma produção de 2002 dirigida por Michael Hoffman aonde William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict’s, uma escola preparatória que recebe rapazes da alta sociedade americana e aonde o professor dá lições de moral para serem aprendidas através do estudo de filósofos gregos e romanos.  Após a exibição do filme Eduardo Albuquerque questionou os painelistas convidados, a escritora Sueli Ghelen Frosi e o doutor em educação Eldon Henrique Muhl, sobre os assuntos tratados no filme que são rotina dos educadores em qualquer parte do mundo.

TOTAL: 30 HORAS DE CERTIFICAÇÃO

14 horas Pré-Congresso + 12 horas do Congresso (dois turnos) + 4 horas do Cine Debate; (lembrando que a participação dos professores é opcional e a certificação será de acordo com a participação nas atividades propostas).