CMP realiza denúncia no MP relativa à falta de monitores para alunos com deficiência

🔴 Denúncia ao MP!

Nesta segunda-feira (27), os dirigentes do CMP Sindicato, Débora Soares, Geniane Dutra e Tiago Machado, encaminharam ao Ministério Público do RS em nosso município, um documento que aponta a situação flagrante de insuficiência de monitores para alunos com deficiência nas escolas da rede municipal de ensino. 📄

Apesar de a mantenedora ter instaurado processo para contratação desses profissionais, tendo em vista o problema recorrente da falta de estagiários que cumpram essa função, ainda assim a demanda por monitores é imensa. Há cada vez mais crianças incluídas na rede municipal de ensino, mas o número de monitores designados pelo município para atender esses alunos é muito menor que o necessário.

Como essa dificuldade se repete todos os anos, são diversos os relatos recebidos pelo Sindicato. A preocupação central dos professores e equipes diretivas vai muito além dos desafios pedagógicos que esse quadro impõe, refere-se à segurança dessas crianças na escola. Quando pensamos nas escolas de Educação Infantil, a situação é ainda mais preocupante. Nesse caso, o professor tem sob seus cuidados crianças muito novas e, quando há alunos incluídos na turma, muitas vezes não contam com o auxílio de um monitor.

Essas crianças têm direito a um profissional específico para acompanhá-las, de modo a garantir seu cuidado, segurança e auxiliando nas atividades pedagógicas. ✊