CMP Sindicato participa do Terceiro Encontro das Cidades Educadoras

Na noite da última quinta (19) e na manhã desta sexta (20), o CMP Sindicato esteve presente, através de seus diretores Nei Pies, Tiago Machado, Geniane Dutra e Débora Soares, no Terceiro Encontro das Cidades Educadoras, realizado na cidade vizinha de Marau. O evento contou com a palestra do Prof. Dr. Alexsandro dos Santos Machado, responsável pela reincorporação de Porto Alegre ao Projeto Cidades Educadoras. Na oportunidade, ele discorreu sobre: “Como iluminar a Cidade com os seus talentos: a Cidade Educadora como eixo estruturante das políticas públicas”. A noite de abertura teve a participação do Prof. Dr. Márcio Taschetto.
Muitas foram as informações colhidas ao longo desses turnos, destaca-se a reafirmação de alguns princípios basilares desse projeto, entre eles: pensar cidades educadoras significa pensar políticas públicas articuladas; conviver com o outro e não destituir o outro de seu legítimo espaço; aceitar espaços de contradição, que sejam verdadeiramente democráticos. Nas palavras de Laura Alfonso (Diretora da Delegação da América Latina – AICE), assim seremos “Cidades mais participativas, solidárias, inclusivas, democráticas… Educadoras”.
O CMP Sindicato tem por objetivo, cada vez mais, se apropriar dos ideais desse projeto, para, assim, estarmos aptos a dar nossa parcela de contribuição para que nossa cidade se torne de fato educadora. Acreditamos que esse não deve ser apenas um slogan, mas sim um sentido.