CMP Sindicato é recebido pelo executivo municipal

Na manhã de hoje (4), a diretoria do CMP SINDICATO, representada pelos colegas Eduardo Albuquerque, Geniane Dutra e Altair Follador, conversou com o prefeito Pedro Almeida e sua equipe, o Secretário de Educação Adriano Teixeira e o Secretário de Administração Fernando Boeira. Na ocasião, alguns temas de interesse do magistério foram abordados e algumas demandas encaminhadas. Os assuntos tratados foram a data base e o retorno às aulas.

Sobre a data base, o CMP  SINDICATO encaminhou sua pauta de reivindicações composta por 4 itens que foram debatidos com a categoria em reunião virtual no dia de ontem e que consideramos pertinentes e fáceis de serem atendidas. As propostas são:

1) Reposição inflacionária

2) Pagamento das promoções da educação infantil

3) Programa dos Chromebooks (1 notebook para cada professor)

4) Garantir 1/3 da hora atividade no estatuto do magistério.

Dentre os itens de nossa pauta, se destaca o programa dos Chromebooks. Trata-se do mesmo programa implementado pelo o governo do estado do Rio Grande do sul. Acreditamos que trata-se de uma demanda justa pois nossos professores municipais, durante a pandemia, foram obrigados a investir em novos computadores e novos planos de internet.

Também foi tratado com o executivo e com o secretário de educação sobre o possível retorno as aulas. Neste sentido, fomos informados que o município trabalha com duas possibilidades: o retorno remoto e o retorno em forma hibrida. Nós, enquanto diretoria, já discutimos com os representantes das escolas e temos uma posição muito bem definida de que qualquer retorno só pode acontecer se todas as condições de higiene e saúde forem observadas. Não negociamos ou flexibilizamos qualquer proposta que não tenha como ponto principal a segurança dos professores, equipe de gestão, secretárias, merendeiras, faxineiras, assistentes e todos os demais profissionais que atuam na escola, além, é claro dos alunos.

Outro assunto tratado foi a questão da vacinação no município e em especial a imunização dos professores. Segundo o executivo, este é um programa nacional onde o município é apenas o executor, mas a administração entende a importância de imunizar o mais rapidamente possível os professores.

Aguardamos para os próximos dias a continuidade das negociações na expectativa de que nossas demandas sejam atendidas. O CMP SINDICATO manterá todos os colegas atualizados através de suas redes sociais e de seus grupos específicos de representantes de escola.