15 de maio: Greve Nacional da Educação terá atividades em Passo Fundo

Professores, estudantes, movimentos sociais e sindicais vão às ruas contra os cortes na educação

Diante do brutal corte de 30% na educação pública por parte do governo do presidente Jair Bolsonaro professores, estudantes e comunidade em geral se organizam para ir às ruas na próxima quarta-feira, 15 de maio, e integrar a Greve Nacional da Educação. O dia de luta foi pensado por movimentos em todo o país e deve ser o primeiro grande ato nacional depois que Bolsonaro assumiu a presidência.

A mobilização promete ainda ser um grande protesto contra a proposta de Reforma da Previdência, que prejudica em especial os mais pobres, magistério e trabalhadores/as rurais. Dentre as pautas do movimento os trabalhadores da educação destacam os sucessivos cortes nas políticas educacionais (ensino superior e educação básica) e a ameaça de acabar com a vinculação constitucional que assegura recursos para a educação (Fundeb e outras políticas).

Conforme nota da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação a pauta de reivindicações também inclui o fim do patrulhamento ideológico nas universidades, da ofensiva Lei da Mordaça e de uma série de políticas que impõem retrocessos civilizatórios. O Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo convocou os docentes da rede municipal a participarem deste dia nacional de mobilização. De acordo com o dirigente da entidade Tiago Machado a Reforma Previdenciária pune duplamente a categoria do magistério.

“Na medida em que aumenta substancialmente o tempo de serviço a reforma, da forma que está, diminui de forma significativa o valor das aposentadorias. Soma-se a isso, os cortes da educação pública, que inviabilização a qualidade da prestação deste serviço. Neste sentido a categoria se mobilizou para demostrar seu descontentamento com tal situação,” explica o professor.

Estudantes, movimentos sociais, professores estaduais e particulares e movimentos de classe estão organizados em todo o país para construir a Greve Nacional da Educação neste 15 de maio. Em Passo Fundo as atividades estão marcadas nos três turnos, com concentração às 10 horas na Praça do Teixeirinha, às 15 horas em frente à Câmara de Vereadores e às 19h30min na Praça do Teixeirinha.