Sindicato dos Professores Municipais lança projeto literário

Podem participar todos os docentes da rede municipal sócios da entidade

Em meio ao VI Congresso dos Professores Municipais o CMP Sindicato anunciou um novo projeto, que deve envolver os professores sócios da entidade que escrevem crônicas e contos. Até o 15 de novembro de 2019 os professores da rede municipal de ensino que sejam sócios da entidade podem enviar seus textos, no estilo crônica e que sigam a temática escolar, para o email projetoliterariocmp@gmail.com.

A ideia do livro Troca de Período nasceu a partir de uma conversa e outra pelos corredores da escola, na animação na fila do refeitório, no planejamento de aula feito em meio às gargalhadas na sala dos professores, na tagarelice dos alunos na sala de aula, no desafio de manter uma turma de adolescentes sentados por 45 minutos e no misto de sensações que só um sexto ano pode proporcionar.

Troca de Período nasce do dinheiro que sai do bolso do professor para pagar um material de qualidade para os alunos, nasce do sacolejo e da superlotação do ônibus, nasce dos desafios que o docente enfrenta para exercer o seu trabalho em cada uma das comunidades da cidade e da dura, porém doce, realidade que o professor encara todos os dias na periferia.

É um livro de vários autores que socializam com os leitores um pouco das infinitas histórias que se encontram através da escola e do trabalho do ‘psor’. Através de uma leitura leve, divertida e por vezes reflexiva, os professores da rede municipal de ensino de Passo Fundo contam um pouco das situações vividas em virtude da profissão e que marcam a vida destes profissionais para sempre.

A partir do dia 16 de novembro os textos serão encaminhados para a Comissão Julgadora, formada por profissionais renomados da área, que sem saber a autoria dos textos selecionarão as crônicas que melhor se enquadram nos critérios do previstos no regulamento do projeto, que pode ser conferido abaixo.

Cronograma

22 de agosto a 15 de novembro de 2019 – Envio de textos

Novembro/ dezembro de 2019 – avaliação/comissão julgadora

Dezembro de 2020- divulgação dos autores

Janeiro a fevereiro de 2020- revisão ortográfica

Fevereiro a abril de 2020- Ilustrações

Maio a julho de 2020 – Diagramação/ Impressão

Agosto de 2020 – Lançamento durante o VII Congresso dos Professores Municipais

REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO “TROCA DE PERÍODO”

1- DO CONCURSO

1.1 O Projeto Literário “TROCA DE PERÍODO” é de caráter municipal organizado e promovido pelo Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo

1.2 O intuito do concurso é reunir crônicas escritas pelos professores da rede municipal que tratem das temáticas que giram em torno do ensino e do ambiente escolar como um todo

1.3 Podem participar do CONCURSO professores concursados da rede municipal de Passo Fundo que estejam na situação de filiado ao sindicato.

1.4 Cada docente poderá participar da seleção com apenas um trabalho

2- DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições se darão através do email projetoliterariocmp@gmail.com

2.2 O período de inscrições será de 22 de agosto a 15 de novembro de 2018.

3- DO JULGAMENTO

3.1. As produções textuais serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por quatro pessoas capacitadas, de acordo com os seguintes critérios:

a)Adequação ao estilo de escrita ‘crônica’;

b)Originalidade;

c)Qualidade e correção do texto;

d)Qualidade da estrutura narrativa;

e) Seguir as temáticas que giram em torno do ensino e do ambiente escolar

4- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1 Os autores selecionados serão divulgados no mês de dezembro de 2019, com data a ser definida pelo CMP Sindicato e divulgado em suas redes sociais bem como nos veículos de comunicação locais.

4.2 Os trabalhos selecionados serão utilizados sem fins lucrativos.

4.3 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela organização do Concurso.