Professores municipais já podem se vacinar contra a gripe

Docentes fazem parte do grupo prioritário: para garantir direito basta apresentar carteirinha de associado do CMP Sindicato

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe iniciou nessa segunda-feira (23) no município, acompanhando a mobilização nacional. A vacina pode ser encontrada em 24 unidades de saúde com salas de vacinação.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários elegíveis pelo Ministério da Saúde, o que representa aproximadamente 63 mil doses de vacina. A população-alvo se divide entre os grupos prioritários, os grupos com comorbidades e os grupos de risco. O acompanhamento individual de contagem é realizado apenas com os grupos prioritários pelas metas que precisam ser cumpridas.

Para o professor da rede municipal garantir este direito basta ir até uma das unidades de saúde portando a carteirinha do Sindicato dos Professores Municipais (CMP Sindicato), um documento com foto e solicitar a vacinação. Os gestores das escolas ainda podem entrar em contato com as Unidades de Saúde próximas dos educandários para organizar uma data para vacinação dos professores.

Quem deve procurar a vacina?

-Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
-Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
-Gestantes;
-Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);
-Trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas;
-Povos indígenas;
-Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
-População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Onde achar a vacina?
A vacina está disponível em 24 locais. Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo é importante a população ir somente nos locais indicados, que são espaços adequados para o atendimento obedecendo os padrões previstos no Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde. O horário de atendimento das salas de vacinas é de segunda a sexta-feira.

CAIS: 8h às 18h.
ESF: 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Ambulatórios: 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
UBS: 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Neste ano há uma mudança na distribuição logística da vacina contra influenza. A Central de Vacinas não disponibilizará a vacina. O motivo é devido ao fluxo intenso e pelo espaço ser considerado fundamental no atendimento ao recém-nascido, além da prestar serviços específicos. Os grupos prioritários residentes do Centro devem buscar as unidades mais próximas como o Ambulatório de Especialidades, o CAIS Petrópolis, o CAIS Luiza e a UBS Adirbal Corralo.

UNIDADE/ENDEREÇO

• Ambulatório São Luiz Gonzaga

Caravel, 535 – São Luiz Gonzaga

Programa Vacinação em Casa
O Programa Vacinação em Casa visa qualificar o atendimento de saúde aos idosos e prevenir o vírus da influenza (gripe). Destinado para pessoas com 60 anos ou mais de idade, sem condições de locomoção por diferentes motivos, a iniciativa é fundamental. A partir do programa, ainda é possível realizar a identificação e o cadastro da população idosa de Passo Fundo que sofre com algum grau de dependência de saúde. Com essas informações é possível proporcionar um atendimento humanitário para o grupo especial.

Fonte: Divulgação PMPF