Em assembleia professores municipais rejeitam índice oferecido pelo Executivo

Percentual está longe dos 4,17% previstos pelo Piso Nacional da categoria.

Na tarde desta quarta-feira, (20) professores da rede municipal se reuniram em Assembleia Extraordinária, que teve como pauta o dissídio da categoria. Na oportunidade, o magistério rejeitou, por unanimidade, a proposta de índice apresentada pelo Executivo na última reunião com o sindicato de 3,2% de aumento no salário e 3,2% de aumento no valor do ticket-alimentação.

Diante da negativa os professores votaram para deixar a assembleia em aberto e aguardando uma nova reunião com a administração municipal, que deve apresentar um novo índice nos próximos dias. Os professores destacaram, ainda, a importância de se avançar em temas como a regulamentação da Hora-Atividade e melhorar a proposta que diz respeito a Bolsa Mestrado.

Os docentes da rede municipal se encontram abaixo do Piso Nacional, ditado pela Lei 11738/2008, que teve como índice o percentual de 4,17% a contar de 1º de janeiro. Em Passo Fundo, o magistério já sai perdendo uma vez que a negociação salarial acontece somente em março e os professores perdem o reajuste nos primeiros meses do ano.

Durante a assembleia, os dirigentes da entidade reforçaram a defesa do índice de 8,92% mais avanços na pauta de reivindicações. O valor foi calculando considerando as perdas da categoria nos meses iniciais, causadas pelo atraso na negociação de acordo com o prazo estipulado pela lei federal.

“A categoria rejeitou a proposta de 3,2% de aumento do Executivo, porém nos mantemos abertos para as próximas negociações, na expectativa que os índices seguintes sejam mais próximos do que desejamos e que avancemos nas pautas de reivindicação, ” declarou o dirigente do CMP Sindicato Tiago Machado. Como a folha de pagamento do município é fechada até o dia 21, o aumento dos professores deve ficar para o mês de abril.