Executivo reconhece oficialmente CMP como Sindicato dos Professores Municipais

Nova etapa na relação entre entidade e administração municipal

Na tarde desta segunda-feira (17) o Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo esteve reunido com a administração municipal. Essa foi a primeira reunião após a publicação da Carta Sindical que oficializa o CMP Sindicato como única entidade representativa do magistério municipal. Na oportunidade o prefeito, junto de seus assessores e secretários, saudaram a oficialização da representatividade do sindicato.

Luciano cumprimentou os dirigentes presentes pela vitória e reforçou o reconhecimento da administração do CMP como sindicato da categoria e destacou que agora a entidade representa legalmente uma boa parte dos servidores municipais, marcando uma nova etapa de relação entre entidade e administração municipal.

O dirigente da entidade Eduardo Albuquerque lembrou que a construção do Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo só foi possível graças ao empenho de diversos professores ao longo dos mais de 30 anos de história como associação e agora como sindicato.

“Cabe a nós encerrar essa etapa. Além do marco histórico traz outro compromisso, já que neste contexto difícil política, econômica e socialmente é necessário trabalhar com responsabilidade. Contamos com a disponibilidade de muitas mãos que constroem o nosso trabalho e ficamos muito contentes com a iniciativa não só desta reunião, como de nos últimos anos mesmo sem portar a Carta Sindical o CMP participou das negociações salariais e reuniões que diziam respeito a categoria,” destaca Albuquerque.

A dirigente da entidade Regina Costa dos Santos ressaltou, ainda, que vários colegas incentivaram a criação de um sindicato da categoria, incluindo o próprio prefeito. “Que a gente possa ter uma nova etapa, que a pauta do magistério seja tratada com outro olhar. Que possamos construir um caminho para alcançar as nossas reivindicações,” pautou a professora.

Demanda da entidade:  Promoções da Educação Infantil

A promessa feita pelo prefeito Luciano Azevedo ao Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo ainda no mês de março, de que algumas promoções seriam anunciadas ainda este ano, está cada vez mais perto de ser cumprida.

Nesta reunião o Prefeito Luciano Azevedo anunciou que hoje o município conta com quatro vagas para promoções, que devem acontecer de imediato seguindo o critério de antiguidade do período. Os valores já serão acrescidos na folha de pagamento destas professoras à partir do mês de janeiro.

Luciano destacou que ele e sua equipe estarão em assembleia permanente para tentar resolver essa questão com a possibilidade, que ainda está em discussão, de retroatividade do pagamento do direito.

A promoção de nível deveria acontecer de maneira automática quando a profissional atingisse um novo grau de graduação, sendo promoção do nível 1 para o 2 as professoras que foram admitidas com o magistério e fizeram uma graduação e do nível 2 para o 3 as profissionais que realizam pós-graduação Latu ou Stricto Sensu. São mais de 130 docentes que aguardam a promoção, sendo que em outubro um grupo destas professoras totalizou seis anos de espera. As perdas representam mais de R$40mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + sete =

Deixe sua mensagem que entraremos em contato com você o mais breve possível.

WHATSAPP